[Mega Tutorial] Photoshop - Ferramentas, Elementos e Localização
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[Mega Tutorial] Photoshop - Ferramentas, Elementos e Localização
Este tutorial visa o desenvolvimento do Photoshop para novatos, também pode ser útil para veteranos e intermediários. O foco é a explicação e localização dos elementos importantes e ferramentas.
Índice:
Espero ter ajudado.
Estarei adicionando mais conteúdo em breve.
Se quiser que adicione algo que tenha dificuldade ou que acha importante, mande MP
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Índice:
Photoshop Download
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Versão gratuita:
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Como começar no Photoshop
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Ferramentas da "Barra de Ferramentas"
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- Visão geral:
Move Tool (V):
Esta ferramenta possui a função básica de mover tudo que estiver dentro da camada selecionada. Mas também pode mover uma seleção (feita através de outras ferramentas, tais como a Marquee Tool e a Pen Tool), e transferir um objeto de uma camada a outra, bastando simplesmente arrastá-lo. Pode ser acionada clicando sobre o primeiro ícone da barra de ferramentas, que tem a aparência de uma flechinha preta, ou clicando no teclado a tecla "V".
Marquee Tool (M):
É usada para criar seleções nas camadas, das mais variadas formas e tamanhos. É subdividido em: Rectangular Marquee Tool (cria seleções retangulares, e também quadrados perfeitos, e para formar um deste, é só deixar pressionado a tecla Shift), Elliptical Marquee Tool (como o próprio nome indica, forma seleções ovais e circulares), Single Row Marquee Tool e Single Column Marquee Tool. Pode ser acionado pela tecla "M", ou pela barra de ferramentas, geralmente marcado por uma figura de forma geométrica traçado em pontilhados.
Lasso Tool (L):
Esta ferramenta possibilita a extração de partes de uma imagem, recortando-a. Para isso, contorna-se a área desejada segurando o botão esquerdo do mouse, fecha-se o contorno ligando os pontos de início e fim, e depois é só mover a região selecionada com a Move Tool. Pode ser considerada uma ferramenta-complemento da Marquee Tool, com o diferencial que pode fazer a seleção das mais variadas formas, e não só de figuras geométricas pré-determinadas. Também possui as seguintes subdivisões: Polygonal Lasso Tool (ideal para contornar partes de imagens que tenham cantos retos) e Magnetic Lasso Tool (cria pontos de seleção onde existe maior contraste de uma imagem). Pode ser acionado teclando-se "L" ou indo na barra de ferramentas, clicando sobre o terceiro ícone, que parece um balãozinho de fala de quadrinhos.
Magic Wand Tool (W):
Clicando-se com esta ferramenta em uma imagem, ela fará uma nova seleção, mas seguindo um padrão diferente da Marquee Tool e da Lasso Tool. A "varinha mágica" (como é conhecida), quando é clicada em determinado ponto da imagem, selecionará todos os pixels que tenham a mesma cor, o mesmo tom e/ou a mesma iluminação. Deve-se determinar uma "tolerância", variando assim a abrangência de pixels que a Magic Wand vai selecionar. Como subdivisão desta ferramenta, temos somente a Quick Selection Tool, com uma função parecida com a Magic Wand Tool. Pode ser acionada clicando-se "W" no teclado ou procurando na barra de ferramentas o quarto ícone, que tem como símbolo justamente uma varinha mágica.
Crop Tool (C):
Possui a função básica de cortar uma área do documento. Para isso, basta clicar com o botão esquerdo em um local desejado e arrastar até onde se deseja. Será formado uma caixa retangular de seleção. Para cortar, basta teclar "Enter". Pode ser acionado pela tecla "C" ou pela barra de ferramentas, representando o quarto ícone, que possui a forma de um quadrado com um x em duas pontas e uma linha pontilhada diagonal saindo de um de seus vértices internos.
Slice Tool (K):
Ferramenta básica de qualquer web design, o chamado "canivete", usado geralmente para fazer vários recortes nas imagens e exportar posteriormente a um outro programa ou arquivo .html. Também usado em recorte de layouts e etc., que ajuda uma página da web a carregar mais rapidamente, mesmo que isto não seja um resultado direto desta ferramenta. Possui somente uma divisão, que é a Slice Select Tool, usado para mover e criar as seleções feitas. Pode ser acionado através da tecla "K" ou pela barra de ferramentas, simbolizado pelo próprio canivete.
Eyedropper Tool (I):
Tem a função de copiar a cor de um determinado pixel, a fim de ser aplicado em uma outra área do documento. Ou seja, funciona como um conta-gotas (tal como é seu símbolo na barra de ferramentas). Suas subdivisões são: Color Sample Tool (permite selecionar 2 ou mais cores, mostrando todas as informações necessárias, tais como RGB, CMYK e as suas variáveis em bits), Ruler Tool (funciona basicamente como uma régua, permitindo a medição de distâncias e ângulos com facilidade) e a Count Tool (usado para numeração e identificação de pontos no documento). Pode ser acionado pela barra de ferramentas pelo símbolo do conta-gotas ou pela tecla “I”.
Healing Brush Tool (J):
É utilizado para reparar imagens, eliminar imperfeições e corrigir "defeitos" de fotos. Por exemplo, se em uma foto uma pessoa aparece com imperfeições na pele, tais como espinhas, cicatrizes, etc., com esta ferramenta é possível remover tudo isso. Ela copia a textura e preserva as tonalidades claras e escuras, tornando-a uma ferramenta de grande utilidade e precisão. É subdivida em: Spot Healing Brush Tool (com função praticamente igual a Healing Brush Tool, com a diferença de que não é necessária a seleção de um ponto de amostragem), Patch Tool (parecido com o Healing Tool também, mas ao invés de utilizar um pincel para cobrir a área a ser corrigida, utiliza a seleção para copiar uma área, com o objetivo de arrastá-lo para um local desejado da imagem) e a Red Eye Tool (que possui a função de eliminar aquelas manchas vermelhas que se formam nos olhos das pessoas nas fotos). Pode ser acionada pela tecla "J" ou pela barra de ferramentas, representado por um curativo.
Brush Tool (B):
É uma das ferramentas mais usadas e úteis do Photoshop. De simples uso, qualquer iniciante não possui dificuldades em aprender a usá-la, e quem a domina pode ganhar dinheiro com trabalho de Design. Ou seja, apesar de ser simples, não é uma ferramenta descartável, pelo contrário, seu uso e domínio é essencial para um bom uso do Photoshop. É o famoso "lápis" ou "pincel". As utilidades são as mesmas destes objetos, com o diferencial de que podem ser regulados a grossura, a opacidade, a forma, o tipo, etc. Também podem ser adicionados e criados. Podem desempenhar também a função de carimbo, tamanha é sua praticidade. É subdividida em: Brush Tool (a forma de pincel), Pencil Tool (a forma de lápis) e Color Replacement Tool (usado para captar a luminosidade de um local para ser colocado em outros). Pode ser acionado pela tecla "B" ou pela barra de ferramentas, facilmente identificável pelo símbolo do lápis ou pincel.
Clone Stamp Tool (S):
Assim como a Healing Brush Tool, a Clone Stamp tem a função também de corrigir imperfeições em fotografias. Como o próprio nome já indica, serve para clonar uma parte de uma camada e copiar em outra, a fim de retirar espinhas, manchas e até olheiras. Como subdivisão, existe a Pattern Stamp Tool, com a função de copiar uma textura de uma parte da camada e esta textura pode ser aplicada em qualquer outro documento aberto. Para ser acionado, tecla-se o “S”, ou pela barra de ferramentas, deve-se encontrar um ícone com um desenho de carimbo.
History Brush Tool (Y):
Possui a função de reverter parte de uma imagem para qualquer um dos estados anteriores. É como se fosse um histórico, onde você pode voltar para onde quiser, mas mais referente a brushes. É como um um “Brush desfazer”, mas melhorado. Como subidivisão, temos a Art History Brush Tool, que pinta a partir de um estado anterior também, mas possibilita o uso de várias opções de Brush que criam diversos efeitos artísticos. Pode ser acionada com o tecla “Y”, ou pela barra de ferramentas, através de um símbolo que tem a aparência parecida com a Brush Tool, mas com uma flecha que indica “voltar”, já mostrando assim sua função principal.
Erase Tool (E):
É a tão famosa borracha, essencial para trabalhos artísticos reais. No Photoshop também é indispensável. Funciona como um brush, pois se pode escolher o tamanho, o formato, o tipo, etc. Na aplicação também é parecido com o pincel, com a diferença de que acaba tendo efeito inverso, ao invés de marcar, ele apaga as partes, seguindo o padrão selecionado. Possui duas subdivisões: a Background Erase Tool (faz com que a cor principal da área apagada se torne a cor do plano de fundo) e a Magic Erase Tool (com função parecida com a Magic Wand, mas com aplicação mais direta). Pode ser acionado pela tecla “E” ou pela barra de ferramentas, que tem como símbolo um polígono paralelogramo parecido com uma borracha comum.
Paint Bucket Tool e Gradient Tool (G):
As duas possuem funções praticamente iguais, só mudando a aplicação. O Paint Bucket Tool é o famoso “baldinho de tinta”, tão famoso em programas de edição de imagens mais simples, como o Paint. É só clicar sobre uma área da camada e esta automaticamente adquire a cor selecionada. Importante lembrar que é sempre bom deixar uma área já demarcada e fechada, pois se aplicado em locais abertos, pinta toda a área, e não somente a figura. O Gradient Tool funciona de forma idêntica, com a diferença de que ao invés de ser aplicado uma cor é aplicado um gradiente, que pode ser alterado com as cores desejadas. Pode ser acionado através da tecla “E” ou pela barra de ferramentas, com a aparência de um balde de tinta ou de um retângulo com preto e branco nas duas extremidades.
Blur Tool (R):
Tem a função básica de criar um desfoque no local onde for aplicado. Muito útil para o tratamento de imagens, se for bem usado. Possui mais 2 subdivisões: a Sharpen Tool (que intensifica a nitidez e os traçados da imagem no local aplicado) e a Smudge Tool (com a função de fazer literalmente um borrão no local onde é passado, é como se fosse realmente um dedo passando em uma imagem de tinta fresca). Pode ser acionado com a tecla “R” ou pela barra de ferramentas, simbolizado ou por uma gota de água (Blur Tool), ou por um triângulo isóceles (Sharpen Tool) ou por uma mão com dedo em riste (Smudge Tool).
Dodge Tool (O):
Possui a função básica de criar mais luminosidade a imagem, alterando o nível de branco. É subdividida em: Burn Tool (com função contrária a da Dodge, escurece as partes onde é aplicado) e Sponge Tool ( funciona realmente como uma esponja, chupando a cor da imagem, útil para tirar a saturação). Pode ser acionada através da tecla “O” ou pela barra de ferramentas, com o símbolo de um pirulito (Dodge Tool), de uma mão ( Burn Tool) ou de uma esponja (Sponge Tool).
Pen Tool (P):
É usado para criar várias retas e traçados, mas também curvas. Pode exercer a função da Lasso e Marquee Tool, mas com uma precisão muito maior, se bem utilizado. Muito usado para criar formas (as chamadas shapes) da maneira que se deseja. Como subdivisão possui a FreeForm Pen Tool, que possui função parecida com a da Lasso Tool, que desenha linhas livremente, diferente da Pen Tool, que cria formas através de cliques no mouse. Dentro da Pen Tool, também temos as componentes, a Add Anchor Point (cria um ponto numa linha traçada pela Pen Tool; geralmente usada para criar mais curvas), a Delete Anchor Point (que faz o contrário da Add Anchor Point, elimina pontos e consequentemente transforma curvas em retas) e a Convert Anchor Point (nem adiciona e nem exclui pontos, mas os converte em uma forma editável). Pode ser acionado pela tecla “P” ou pela barra de ferramentas, com um ícone que simboliza a ponta de uma caneta.
Type Tool (T):
É a ferramenta de texto do Photoshop. Com ela, você pode escrever letras, textos, palavras, frases, e muito mais, tal como qualquer outra ferramenta de texto. No Photoshop, ela possui outras formas: a Horyzontal Type Tool (a ferramenta básica, a que te permite escrever na horizontal), a Vertical Type Tool (que difere da Horyzontal por permitir escrever em linha reta vertical) e a Vertical e Horyzontal Type Mask Tool (com a função de criar uma máscara no texto escrito). Pode ser acionada através da tecla “T” ou pela barra de ferramentas, procurando pelo símbolo “T”.
Path Selection Tool (A):
Utilizado para selecionar um ponto de uma shape, reposicionar um demarcador componente em qualquer lugar dentro de uma imagem ou entre as duas imagens trabalhadas. Mas também usado por quem trabalha com muitas camadas e não possui o costume de se organizar, já que pode agrupar camadas, brushes, imagens, e etc. A Direct Selection Tool é sua subdivisão, e possui a função de mover rapidamente e manipular qualquer forma com um demarcador. Pode ser acionada pela tecla “A” ou pela barra de ferramentas, que tem a aparência de um cursor comum de computador, mas preto.
Shape Tool (U):
São as famosas formas, presente em todos os tipos de editores de imagens, inclusive nos mais simples e antigos, como o Paint. Possui várias opções: Rectangle, Round Rectangle (um retângulo com bordas ovaladas), Ellipse, Polygon, Line (que permite criar formas através de linhas) e Custom Shape (formas diferenciadas). É muito útil e prático, pode-se dizer que facilita o trabalho de quem utiliza muito a Pen Tool, já que com ela não será necessário criar formas elementares. Muito usado na parte gráfica de Web Sites e etc. Pode ser acionado com a tecla “U” ou pela barra de ferramentas, representadas pelas formas geométricas.
Notes Tool (N):
São pequenas notas, criadas a partir de um clique do mouse. Muito útil para grandes trabalhos, já que pode auxiliar e ajudar a não se perder. Importante lembrar que estas notas só aparecem nos arquivos .PSD, nos outros formatos não. Tem como subdivisão o Áudio Annotation Tool, que cria também observações em seus trabalhos, mas em forma de áudio. Pode ser acionado através da tecla “N” ou pela barra de ferramentas, simbolizado por um papel com a ponta dobrada.
Hand Tool (H):
É uma ferramenta cuja utilidade é basicamente mover o documento de foco, não alterando em nada a localização de nenhum componente. Além de poder ser selecionada pela barra de ferramentas (com um símbolo de uma mãozinha aberta) e pela tecla”H”, também pode ser acionada com a barra de espaço.
Zoom Tool (Z):
Ferramenta essencial também para qualquer editor de imagens. Clicando sobre determinado local do documento, pode criar um foco maior ou menor naquele lugar. Assim como a Hand Tool, não possui subdivisões, por ser de fácil uso.
Tudo sobre os Filters (Filtros)
- Spoiler:
- Os controles de cada filtro
Antes de podermos falar de cada filtro, devemos levar em conta os controles que são usados para “regulá-los”. São as chamadas barrinhas deslizantes, que controlam a intensidade do filtro e como ele vai ser aplicado. A maioria deles tem opções como para aumentar ou diminuir o tamanho do pincel, regular a intensidade de detalhe que será mantida etc.
Não há um número certo para a regulagem de nenhum dos filtros, afinal tudo depende do que você está fazendo e de qual imagem está usando. Ou seja, em uma imagem o filtro pode ter um pincel maior e, em outra, menor. Por isso, tenha em mente de que você deverá utilizar as barrinhas dos filtros na tentativa — ir ajustando os valores até chegar ao resultado desejado.
Artísticos (Artistic)
Os filtros artísticos, como o próprio nome já diz, são voltados a transformar uma foto que é comum em algo que foi feito com intuito artístico. Não que uma foto não possa ser arte, mas são filtros que dão um toque como se fosse “à mão”.
Cutout — Deixa a imagem como se tivesse sido feita a partir de pequenos pedaços separados de papel. Você pode determinar o número de camadas de papel em Number of Levels.
Smudge Stick — É como se alguém tivesse “borrado uma foto“ antes de ela secar, puxando elementos da imagem para os lados.
Sponge — Imagine se você pegasse uma esponja e começasse a pintar com ela. Ou então, se pegasse uma pintura ainda molhada e aplicasse uma esponja por toda ela. É assim que fica após utilizar esse filtro.
Palette Knife — É como se a pintura tivesse “marcas” de faca. Ou seja, você “esculpe” a sua imagem.
Underpainting — Como o nome já diz, esse filtro dá a impressão de que você pintou sobre alguma superfície com textura evidente, sejam tijolos ou areia. Quanto menor o tamanho do pincel (Brush Size), mais detalhada fica a pintura.
Film Grain — Adiciona um pouco de ruído sobre a imagem, utilizando pontos minúsculos para isso e acabando com qualquer perfeccionismo e suavidade que a foto tenha.
Tracejados de pincel (Brush Strokes)
Esses filtros são destinados a modificar os traços da imagem, deixando-os mais reforçados, escuros, acentuados etc.
Accented Edges — Com esse filtro você pode acentuar as arestas da imagem, definindo também qual deve ser a largura, o brilho e a suavidade delas.
Angled Strokes — Cria traços que tendem ir para ângulos opostos. Ou seja, a partir de uma barra de equilíbrio você define se os traços devem estar em níveis iguais (para os dois lados), além do comprimento deles.
Crosshatch — Muito semelhante ao Angled Strokes, mas cria rastros de tinta que assemelham-se ao formato de um X, cruzando-se.
Dark Strokes — Transforma os traços do desenha e cria vários novos, mas com a intensidade muito mais escura.
Ink Outlines — Deixa toda a sua imagem com borrifos e traços de tinta, como se alguém contornasse vários “pedacinhos” da imagem com uma fina caneta preta.
Spatter — A imagem fica com borrifos, como se tivesse sido pintada com vários sprays de tinta. É possível definir o tamanho do spray e a suavidade da pintura.
Distorções (Distort)
O uso da distorção pode ter motivos muito variados, dependendo muito do uso que se faz. É possível utilizar desde para modificar o rosto/corpo de uma pessoa até para criar efeitos muito diferentes em uma imagem.
Polar Coordinates — São as também chamadas coordenadas polares. Ao aplicar esse filtro, o programa une todas as pontas da imagem e cria um círculo — praticamente um planeta.
Pinch — O filtro pega exatamente o meio da imagem (isso não pode ser regulado) e aplica uma espécie de distorção de encolhimento nessa região, sendo que a força vai aumentando das bordas para o meio.
Twirl — Simplesmente cria um redemoinho, deixando a imagem “encaracolada” exatamente no meio. É possível definir o ângulo, sendo que quanto maior, mais deformada fica a imagem.
Rascunho (Sketch)
Pegue um lápis e, largue ele. Esses filtros fazem todo o trabalho por você. Bem, explicando melhor, são filtros que agem como se fossem rascunhos da imagem. Ao aplicar algum deles, a imagem se transforma em um verdadeiro desenho. A maioria é preto-e-branco, com excessão do Water Paper.
Bas Relief — Aplica um efeito de baixo relevo na imagem.
Chalk & Charcoal — Dá impressão de que é uma pintura toda feita com giz e carvão, com traços rápidos e grosseiros.
Conté Crayon — Cria um efeito de giz na imagem.
Graphic Pen — Esse filtro utiliza um efeito de pintura com caneta de nanquim, como se fosse uma HQ. Ótima idéia para um “efeito gibi”.
Halftone Pattern — Usa uma matriz de meio-tom. Ou seja, a imagem fica em preto-e-branco e cheia de quadriculados.
Note Paper — Um efeito muito bonito que parece com um desenho feito em papel de caderno ou de carta.
Photocopy — Imagine aquela fotocópia mal-feita, que deixa a imagem extremamente incompreensível. Esse filtro junta os elementos que estão mais próximos e deixam eles pretos e lisos.
Plaster — Cria um “molde” em gesso a partir da sua imagem.
Water Paper — Filtro com efeito muito semelhante a um papel molhado (inclusive é esse o seu nome).
Estilizar (Stylize)
A maioria dos filtros presentes nesta parte procura dar um efeito diferente, estilizando a imagem de alguma forma diferente dos outros filtros.
Glowing Edges — Deixa as arestas extremamente brilhantes e coloridas, com preenchimento preto aonde não há bordas. É parecido com um efeito neon.
Wind — Faz uma verdadeira ventania, borrando a imagem para um lado de sua escolha.
Dar textura (Texture)
Essa categoria modifica a imagem no sentido de dar textura a ela, indo desde o efeito craquelé e granulado até um vitral.
Craquelure — Cria um craquelé, deixando a imagem toda “quebrada”. Você pode definir o tamanho das rachaduras, o espaçamento entre elas e o brilho desse espaço.
Grain — Deixa a imagem granulada. Mas é diferente do filtro Film Grain, pois aqui há mais textura, deixando esse granulado mais “vivo” e indo além de deixar a imagem apenas menos perfeita.
Mosaic Tiles — Transforma a sua imagem em ladrilhos de mosaico, de maneira que as partes, de certa forma, se juntam umas às outras. Aqui também é possível escolher o tamanho das partes e o espaço entre elas.
Patchwork — Deixa tudo quadriculado, dando a impressão de que são vários bordados unidos.
Stained Glass — Cria um vitral em toda a imagem, “quebrando” a sua imagem em vários pequenos pedaços de vidro colorido. Quanto menor o tamanho dos pedaços, mais definida fica a imagem.
Texturizer — Aplica uma textura em cima da imagem, parecendo que foi usada uma superfície para ela. É possível escolher uma textura de tijolos, por exemplo, e criar um muro.
Desfoque (Blur)
Gaussian Blur — O desfoque gaussiano é o mais utilizado para efeitos e tutoriais, pois é o mais padronizado, com apenas um controle de intensidade que é capaz de desfocar toda a imagem.
Motion Blur — Muito semelhante ao desfoque gaussiano, mas com a diferença de que dá impressão de movimento. Aqui você escolhe qual o ângulo da movimentação e a intensidade (distância) do borrão.
Ruídos (Noise)
Os chamados ruídos são aqueles “barulhos” na imagem. Ou seja, pontinhos, manchas e geralmente coisas indesejadas e sem uma forma muito definida.
Add Noise — Nessa opção você simplesmente adiciona muito ou pouco ruído. Com essa opção é possível escolher uma opção monocromática e criar estática como se fosse uma TV fora do ar.
Dust and Scratches — Também chamado sujeiras e rabiscos, esse filtro é extremamente utilizado justamente para remover o que está em seu nome. Com ele, basta fazer uma seleção com o laço poligonal e aplicar a intensidade adequada para remover com qualidade qualquer tipo de sujeira ou mancha que tenha na foto (imagine aquele café derramado sobre a foto).
Acabamento (Render)
São algumas opções basicamente para acabamento da imagem, incluindo mais a iluminação.
Lens flare — É como se a lente tivesse queimado por alguma luz extremamente forte (geralmente o sol), dando um efeito especial. Se usado com cuidado (sem exageros), fica muito bonito para tirar a artificialidade de algumas fotos.
Lighting Effects — Abre-se uma janela com uma porção (muitas mesmo) de opções para criar luzes em sua foto, com perfis prontos que podem ser acessados em um menu chamado Style. E você pode ajeitar cada uma das luzes com muita facilidade: usando as barrinhas deslizantes ou arrastando pontos das bordas.
Ajustes "Adjustments" (Gradient Map, Photo Filter etc)
- Spoiler:
Onde encontrar:
Cor sólida (Solid Color)
Este aplica uma cor sólida em sua pilha de camadas assim como o nome sugere.
Gradiente (Gradient)
Coloca um gradiente (degradê) em sua pilha de camadas.
Textura (Pattern)
Permite que você escolha uma textura e a aplica para a sua camada.
Níveis (Levels)
Permite a você ajustar os tons da imagem. Você pode definir o tom mais escuro, e o mais leve em sua imagem e fazer a mudança imagem inteira aparecer. Você pode fazer uma imagem sem brilho parecer brilhante usando Levels.
Curvas (Curves)
Você pode usar isso para consertar seus destaques e sombras.
Ajuste de Cores (Color Balance)
Ajustar as cores de realces, tons médios e sombras separadamente.
Brilho / Contraste (Brightness/Contrast)
Este clareia ou escurece a imagem e aumenta ou diminui o contraste.
Hue / Saturation (Matriz/Saturação)
Isto pode ser usado para controlar as cores, a saturação e a luminosidade ou escuridão da imagem.
Cor Seletiva (Selective Color)
Isto permite-lhe adicionar ou remover porcentagem de uma cor presente em sua imagem. Se você quiser deixar o seu vermelho "mais, ou menos vermelho" e o azul "mais, ou menos azul", use o Selective Color
Mixer de Canais (Channel Mixer)
Isso permite que você ajuste os vermelhos, azuis ou verdes.
Gradient Map (Mapa Gradiente)
Isso adiciona cores gradientes diferentes no interior da imagem. Ao contrário da ferramenta gradiente, que colocou um gradiente sólido sobre tudo, isso coloca cores em cada "canal" da imagem.
Inverter
Isto muda todas as cores para os seus opostos na "roda de cores".
Limiar (Threshold)
Muda as cores e objetos para preto ou branco. O controle deslizante permite que você escolha o tom que vai estar mudando.
Posterizar (Posterize)
Reduz o número de cores usadas na imagem.
Vídeo-aula:
Tudo sobre Blend Modes "Modos de Mesclagem"
- Spoiler:
- Onde encontrar?
Os Blend Modes são divididos em 6 sessões:
Basic: troca os pixels da imagem do layer inferiorNormal
Neste modo a imagem de cima fica opaca, ou seja, ela ofusca completamente a imagem de baixo. Em alguns tutorais chamam este modo de None (Nada) pois não produz nenhum resultado. Mudando a opacidade na janela Layers para menos de 100% começamos a ter um efeito semi-transparente. É o modo padrão do Photoshop.
Dissolve
Combina os dois layers utilizando um padrão aleatório de pixels ou partículas. Onde a imagem de cima for mais opaca ou escura, as partículas serão mais densas, onde a imagem de cima for mais clara as partículas são mais dispersas. Não há efeito algum se o layer de cima estiver com opacidade 100%. A imagem abaixo foi feita com 75% de opacidade. Quanto menor o número, mais elementos da imagem debaixo você verá.
Darken: escurece os pixels da imagem do layer inferiorDarken
Compara os pixels de ambos os layers e onde a imagem de cima for mais escura do que a de baixo, o software substituí o pixel mais claro da imagem debaixo pelo pixel da imagem de cima. Nenhum pixel fica mais claro neste modo.
Multiply
Como o próprio nome dá a entender, multiplica as cores dos pixels do layer de cima com as cores do layer de baixo, proporcionando um escurecimento geral na imagem, mais do que o modo Darken por exemplo. Pixels na cor preta mesmo multiplicados serão sempre pretos. Se o layer de cima for branco, nada acontecerá. O próprio manual do Photoshop descreve este modo como se você utilizasse uma caneta marcador e fosse contornando uma imagem. Cada vez que passar a caneta mais escuro o local ficará.
Color Burn
"Queima" a imagem de baixo utilizando as cores da imagem de cima, aumentando o contraste. Quanto mais escura a cor de cima, mais incidência de preto haverá na imagem de baixo. Quando a imagem tem contrastes muito grandes, pode produzir resultados mais ásperos ou abruptos. A exemplo do modo Multiply, se a camada de cima for branca, não produz nenhum efeito na camada de baixo.
Linear Burn
Produz um efeito similar ao modo Color Burn porém mais intenso. Ao contrário do modo Color Burn que aumenta os contrastes, o Linear Burn diminui o brilho do layer onde é aplicado. Também não produz resultados de a camada de cima for branca. Este modo foi introduzido a partir da versão 7 do Photoshop. Em alguns programas gráficos ele é conhecido por Subtract.
Darker Color
Compara o total de todos os valores de canal para a cor de mesclagem e de base e exibe a cor de menor valor. Cor mais escura não produz uma terceira cor, que pode resultar do Blend Mode "Darken", ele escolhe os menores valores de canal a partir de base e da cor de mesclagem para criar a cor resultante.
Lighten: clareiam os pixels da imagem do layer inferiorLighten
Funciona de modo inverso ao modo Darken. Este modo compara os pixels dos dois layers e mescla aqueles em que os pixels do layer de cima forem mais claros dos que os da imagem de baixo.
Screen
Produz o efeito inverso do modo Multiply. Este modo multiplica o inverso dos pixels do layer debaixo com os pixels do layer de cima produzindo como resultado uma imagem mais clara. Nas áreas onde a imagem do layer de cima forem pretas ou brancas, nada será mudado. Áreas mais escuras da imagem ficarão significantemente mais claras e as que já tinha uma maior luminosidade ficaram levemente mais claras.
Color Dodge
É o modo contrário ao Color Burn. Produz uma imagem mais clara utilizando as áreas mais claras do layer de cima para sobrecarregar de saturação a imagem de baixo. Quanto mais clara a imagem de cima, maior a incidência do efeito. Não produz efeito algum se a imagem de cima for branca.
Linear Dodge
É o modo oposto ao Linear Burn. Produz o mesmo efeito do modo Screen só que com resultado muito mais forte, clareando ainda mais a imagem. Não afeta a imagem se o layer de cima for branco. Este modo foi introduzido a partir da versão 7 do Photoshop e em alguns softwares aparece como Add.
Lighter Color
Compara o total de todos os valores de canal para a cor de mesclagem e de base e exibe a cor de maior valor. Cor mais clara não produz uma terceira cor, que pode resultar do Blend Mode" Lighten, porque ela escolhe os maiores valores de canal a partir de base e cor de mesclagem para criar a cor resultante.
Contrast: aumenta ou diminui o contraste da imagem do layer inferiorOverlay
Produz os efeitos do modo Multiply e Screen mesclando os dois layers. Basicamente ele mantém a luz e sombra da imagem de baixo, ou seja, onde é claro continua sendo claro e onde é escuro continua sendo escuro, e ao mesmo tempo mescla as duas imagens. Por causa da maneira que as imagens com partes em tons de cinza 50% ficam transparentes, este modo pode ser utilizado para se conseguir inúmeros efeitos.
Soft Light
Similar ao modo Overlay, pode escurecer ou clarear sutilmente a imagem.. Se determinada área da imagem de cima possuir mais de 50% de luminosidade, estas áreas serão clareadas. Se ao contrário, certas áreas da imagem de cima possuírem menos de 50% de luminosidade, as mesmas áreas da imagem de baixo serão escurecidas. Se o layer de cima for um cinza 50% não produz nenhum resultado.
Hard Light
Utiliza a mesma abordagem do modo Soft Light, só que mais dramática. Dependendo da imagem do layer de cima, o Photoshop pode decidir utilizar uma interpolação de pixels mais voltada ao modo Screen ou Multiply. Se o layer de cima for um cinza 50% não produz nenhum resultado.
Vivid Light
Produz o mesmo efeito dos modos Soft Light e Hard Light de maneira ainda mais intensa. Também tem como uma das utilidades criar efeitos mais dramáticos em imagens, principalmente paisagens e retratos.
Linear Light
Produz o mesmo resultado do modo Vivid Light, exceto que este modo clareia ou escurece uma imagem, aumentando ou diminuindo o brilho ao invés do contraste, que é o que os demais modos fazem.. Se o layer de cima for um cinza 50% não produz nenhum resultado.
Pin Light
Mescla as cores mais claras no layer de cima utilizando o modo Lighten e mescla as cores escuras utilizando o modo Darken. Adivinhem??¿. Se o layer de cima for um cinza 50% não produz nenhum resultado.
Hard Mix
Cria uma imagem com cores chapadas e carregada de posterização. A luminosidade do layer de cima é mesclada com a cor do layer de baixo.
Comparative: inverte a cor da imagem do layer inferiorDifference
Produz a diferença tonal entre o conteúdo de ambos os layers, subtraindo os pixels mais claros dos dois layers. Resulta em imagens mais escuras e pode as vezes resultar na imagem invertida. Tecnicamente falando, a cor da imagem de cima pode ser subtraída da camada de baixo ou vice-versa, dependendo do brilho da cada pixel. As áreas brancas da camada de cima invertem a cor da camada de baixo e as áreas prestas não provocam mudanças.
Exclusion
Similar ao modo Difference porém, produz um efeito mais ameno (leve).
HSL: age diretamente na luminosidade, tonalidade ou matiz da imagem do layer inferiorHue
Combina a matiz (cor, tonalidade) do layer de cima, com a saturação e luminosidade do layer de baixo. Ou seja. Se por exemplo o Layer de cima for preenchido de vermelho, a imagem de baixo ficará com aspecto avermelhado, mas com as luzes e sombras preservadas.
Saturation
Combina a saturação do layer de cima, com a cor e luminosidade do layer de baixo. Tons neutros como branco, preto e cinza irão desaturar a imagem de baixo, ou seja, transformaram a área de baixo em tons de cinza. Já as áreas em tons neutros da imagem de baixo, não são afetadas.
Color
Combinam a cor e saturação do Layer de cima com a luminosidade do layer de baixo. A exemplo do modo Hue, tonalidades neutras como branco, preto e cinza devem desaturar a imagem.
Luminosity
Combina a luminosidade do layer de cima, com a saturação e cor do layer de baixo. è o modo oposto ao Color.
Vídeo Aula:
Só consegui achar em inglês, vou procurar uma em português, caso ache, irei substituir
Tradução do Photoshop
- Spoiler:
- Português => Inglês
Arquivo => File
Novo => New
Abrir => Open
Abrir Como => Open as
Fechar => Close
Salvar => Save
Salvar Como => Save as
ZoomView => ZoomView
Sair => Exit
Editar => Edit
Imagem => Image
Camada=>Layer
Nova => New
Selecionar => Select
Filtros => Filters
Artístico => Artistic
Afresco => Fresco
Aquarela => Watercolor
Arestas => Posterizadas Poster Edges
Bastão de Borrar => Smudge Stick
Espátula => Cutout
Esponja => Sponge
Foto Granulada => Film Grain
Lápis de Cor => Coroled Pencil
Neon => Neon Glow
Pastel => Rough Pastels
Pincel a Seco => Dry Brush
Plastificação => Plastic Wrap
Recorte de Arestas => Palette Knife
Tinta-Base => Paint Daubs
Toques de Tinta => Underpainting
Desfoque => Blur
Desfoque => Blur
Desfoque de Movimento => Motion Blur
Desfoque Gaussiano => Gaussian Blur
Desfoque Inteligente => Smart Blur
Desfoque Maior => Blur More
Desfoque Radial => Radial Blur
Traçados de Pincel => Brush Strokes
Arestas Acentuadas => Accented Edges
Borrifo => Ink Outlines
Hachura => Spatter
Rastro da Tinta => Crosshatch
Sumi-e => Sumi-e
Traçado Angular => Angle Strokes
Traçado Borrifado => Sprayed Strokes
Traçado Escuro => Dark Strokes
Distorsção => Distort
Brilho Difuso => Difuse Glow
Cisalhamento => Shear
Mesclagem => Displace
Coordenadas Polares Polar => Coordinates
Esferização => Sphrerize
Marola => Pinch
Ondas => Wave
Ondulação => Ripple
Redemoinho => Twirl
Sucção => Ocean Ripple
Vidro => Glass
Ziguezague => ZigZag
Ruído => Noise
Adicionar Ruído => Add Noise
Desfoque Seletivo => Despeckle
Mediana => Median
Sujeira e Rabiscos => Dust & Scratches
Pixelização => Pixelate
Cristalizar => Crystallize
Facetar => Facet
Fragmentar => Fragment
Meia-Tinta => Mezzotint
Meio-Tom em Cores => Color Halftone
Mosaico => Mosaic
Pontilhar => Pointillize
Acabamento => Render
Efeitos de Iluminação => Lighting Effects
Nuvens => Clouds
Nuvens por Diferença => Difference Clouds
Reflexo de Flash => Lighting Effects
Transformação 3D => 3D Transform
Nitidez => Sharpen
Arestas Nítidas => Sharpen Edges
Máscara de Nitidez => Unsharpen Mask
Nitidez => Sharpen
Nitidez Maior => Sharpen More
Croqui => Sketch
Arestas Rasgadas => Torn Edges
Baixo Relevo => Bas Relief
Bico de Pena => Graphic Pen
Carvão => Charcoal
Crayon Conté => Conté Crayon
Cromo => Chrome
Estampa => Stamp
Fotocópia => Photocopy
Gesso => Plaster
Giz e Carvão => Chalk & Charcoal
Matriz de Meio-Tom => Halftone Pattern
Papel de Carta => Note Paper
Papel Molhado => Water Paper
Reticulação => Reticulation
Estilização => Stylize
Arestas Brilhantes => Glowing Edges
Difusão => Diffuse
Entalhe => Emboss
Extrusão => Extrude
Indicação de Arestas => Find Edges
Ladrinhos => Tiles
Solarização => Solarize
Traçado do Contorno => Trace Contour
Vento => Wind
Textura => Texture
Bordado => Patchwork
Craquelé => Craquelure
Granulado => Grain
Ladrilhos do Mosaico => Mosaic Tiles
Texturizador => Texturizer
Vitral => Stained Glass
Vídeo => Video
Cores NTSC => NTSC Colors
Desentrelaçamento => De-Interlace
Outros => Other
Alta Freqüência => High Pass
Deslocamento => Off Set
Máximo => Maximum
Mínimo => Minimum
Personalizar => Custom
Digimarc => Digimarc
Embutir marca d’água => Embed Watermark
Ler marca d’água => Read Watermark
Visualizar => View
Janela => Window
Ajuda => Help
Modo de Mesclagem => Blend Mode
Normal => Normal
Dissolver => Dissolve
Escurecer => Darken
Multiplicação => Multiply
Superexposição de cores => Color burn
Superexposição linear => Linear burn
Clarear => Lighten
Divisão => Screen
Subexposição de cores => Color dogde
Subexposição linear => Linear Dodge
Sobrepor => Overlay
Luz suave => Soft light
Luz direta => Hard light
Luz brilhante => Vivid light
Luz linear => Linear light
Luz do pino => Pin light
Diferença => Difference
Exclusão => Exclusion
Matriz => Hue
Saturação => Saturation
Cor => Color
Luminosidade => Luminosity
Estilo de Camada
Estilos => Styles
Opções de mesclagem => Blending Options
Sombra Projetada => Drop Shadow
Sombra Interna => Inner Shadow
Brilho Externo => Outer Glow
Brilho Interno => Inner Glow
Chanfro e Entalhe => Bevel and Emboss
Contorno => Contour
Textura => Texture
Acetinado => Satin
Sobreposição de Cor => Color Overlay
Outros
Primeiro plano => Foreground
Plano de fundo => Background
Camada => Layer
Imagem => Image
Ajustes => Adjustment
Níveis => Levels
Selecionar => Select
Modificar => Modify
Estilo de Camada
Estilos => Styles
Opções de mesclagem => Blending Options
Sombra Interna => Inner Shadow
Brilho Interno => Inner Glow
Créditos:
- Spoiler:
- WinDeath (Tópico e formatação)
Tech Mundo (Filtros)
Photoshop Tips (Ajustes)
Word Press (Tradução)
Espero ter ajudado.
Estarei adicionando mais conteúdo em breve.
Se quiser que adicione algo que tenha dificuldade ou que acha importante, mande MP
Última edição por LeoTG em Ter Mar 27, 2012 11:48 am, editado 3 vez(es)
LeoTG- Coordenador
- Mensagens : 158
Idade : 27
Sexo :
Data de inscrição : 18/01/2012
Localização : .:Somewhere I Belong:.
Re: [Mega Tutorial] Photoshop - Ferramentas, Elementos e Localização
Temos um tópico bem parecido, mas gostei do seu.
Bem formatado e bem explicado, parabéns.
Abraços.
Bem formatado e bem explicado, parabéns.
Abraços.
BR.- Administrador
- Mensagens : 761
Idade : 28
Sexo :
Data de inscrição : 11/11/2011
Localização : Interior de São Paulo
Re: [Mega Tutorial] Photoshop - Ferramentas, Elementos e Localização
Muito bom.
Como dito pelo BR. , temos um tópico parecido mas o seu também está bem explicado.
Apenas há alguns erros em alguns bbcodes.
Espero que possa estar arrumando-os.
Como dito pelo BR. , temos um tópico parecido mas o seu também está bem explicado.
Apenas há alguns erros em alguns bbcodes.
Espero que possa estar arrumando-os.
Admin- Admin Técnico
- Mensagens : 695
Data de inscrição : 29/06/2011
Re: [Mega Tutorial] Photoshop - Ferramentas, Elementos e Localização
Seu topico está de parabéns, Você foi muito criativo em junta coisas por coisas, Apesar da explicação está bem explicado, Sem contar com a organização também, Está de parabéns, Um topico desse seria mantido no fixo.
Abraços.
Abraços.
KenKono- Membro
- Mensagens : 28
Data de inscrição : 04/02/2012
Re: [Mega Tutorial] Photoshop - Ferramentas, Elementos e Localização
parabens man só q a tradução
podia coloca tudo???
kkkkkkkkkkkkkkkk
q o meu é portugues
ficie 1 ano pra descobri fazer 1 montage
pq eu so assisto video-aula de photoshop
e maioria é ingles
e eu me ferro nisso xD
podia coloca tudo???
kkkkkkkkkkkkkkkk
q o meu é portugues
ficie 1 ano pra descobri fazer 1 montage
pq eu so assisto video-aula de photoshop
e maioria é ingles
e eu me ferro nisso xD
''kamecami''- Super Member
- Mensagens : 307
Idade : 27
Sexo :
Data de inscrição : 16/11/2011
Localização : -Designer Zone-
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